23 de maio de 2012

Internet segura

 
Os alunos da Oficina de Informática da escola, orientados pela professora Crislene, conversaram muito sobre internet segura. Durante as aulas puderam assistir vídeos sobre o assunto. A partir disso eles criaram os textos:

APRENDENDO SOBRE A INTERNET 

Eu acho que todas as pessoas que acessam a internet deveriam ter a consciência que nesse mundo podemos encontrar grandes perigos. Mas acredito que não devemos deixar de usá-la por isso.
Quando utilizamos esse meio de comunicação devemos ter alguns cuidados como: nunca dar informações importantes sobre você, não dar o seu endereço , não dar nenhuma foto sua, nem o seu telefone, nunca entrar em sites duvidosos... Devemos manter sempre o antivírus atualizado pois ele poderá proteger o seu computador.
Devemos ter consciência que na internet existem coisas produtivas ou não. Lá encontramos sites de pesquisas, notícias que irão nos ajudar, mas cuidado, pois lá também podemos encontrar os sites de relacionamentos, pornografia, salas de bate papo onde as crianças são as maiores vítimas.
Outro fator relevante na rede e é considerado um crime virtual é o plágio que é o ato de assinar ou apresentar uma obra que seja de outra pessoa. O plagiador raramente melhora algo, ele se apropria do material oferecido, sem se quer colocar a fonte de onde tirou. A internet é um lugar que as pessoas utilizam para procurar informações de diversos assuntos, mas esses assuntos devem servir de apoio de não uma cópia.
Você quer que seu filho ou sua filha acessem a internet com a consciência tranquila? Deverá orientá-los para fazer o melhor.
 
AMANDA FARIAS RODRIGUES                

TURMA:3B


 
A IMPORTÂNCIA DA INTERNET


Devemos ter cuidado ao usarmos a internet por que as pessoas podem pegar nossos dados e fazer uma coisa muito ruim para nossa vida o que significa que podemos ter muitos problemas. Também devemos pensar antes de publicar nossas fotos intimas e coisas que podem nos prejudicar.
Antes de acessar um arquivo ou um site nós devemos pensar bem se é site seguro. A melhor forma de pesquisar é ter claro o que quero pesquisar, procurar informações que sejam claras, e sempre pensar o que eu poderia fazer para o meu trabalho não ser igual o texto.
Evitar todos os blogues e sites de autoria desconhecida. Preferir os sites indicados pelos professores. Anotar todos os sites consultados e as datas que a pesquisa foi realizada. O nosso trabalho não deve ser uma cópia devemos fazer com nossas ideias. Para saber se o meu trabalho está bom, devo fazer a seguinte pergunta: O que aprendi sobre esse conteúdo o que sabia sobre esse assunto e o que eu sei agora.
Para termos segurança ao usarmos a internet precisamos seguir algumas dicas: criar senhas difíceis de serem descobertas, mudar a senha periodicamente, usar navegadores atuais, cuidar com downloads, cuidar com e-mails falsos, evitar sites de conteúdo duvidoso, cuidar com anexos de e-mail, atualizar seu antivírus, cuidar ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos, atualize seu sistema operacional,não responda a ameaças, provocações ou intimidações. Não revele informações importantes sobre você, cuidar ao fazer cadastros.
Se proteger no mundo virtual pode ser trabalhoso mas devemos evitar os golpes e ciladas. Isso pode ser evitado se o usuário for atento, por isso é recomendável seguir as dicas.
Devemos ser éticos ao usarmos esse meio de pesquisa tão rico que é a internet . Apesar de ser muito corriqueiro o hábito de copiar as matérias que existem na internet é uma prática ilegal. O plagiador quase sempre copia na íntegra o material que já existe na internet, não olha as informações para saber a veracidade dos textos ou das imagens e várias vezes utiliza informações desatualizas. A internet pode ser uma grande fonte de pesquisa, mas para utilizar é preciso citar a fonte proposta e aperfeiçoar o que for utilizado. Essa é a única garantia que podemos ter de fazer a internet um veículo seguro e de credibilidade.

Jaqueline Monteiro



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário